Funcionários serão preparados para atender vítimas e denunciar agressões
A campanha Sinal Vermelho ganhou um novo reforço neste mês de julho: a Associação Paulista de Supermercados (Apas) passou a integrar o grupo de parceiros e irá capacitar os seus colaboradores para que possam apoiar as vítimas e divulgar o combate à violência doméstica. A entidade conta com 1.505 supermercados associados que somam 4.315 lojas em todo o estado de São Paulo. “Estamos muito felizes com essa adesão da Apas. Os supermercados são um dos lugares mais frequentados pelas mulheres, e também local de trabalho de várias. Esperamos que a Apas nos ajude a mudar esse cenário da violência doméstica no Brasil”, afirmou a diretora da AMB Mulheres, Domitila Manssur, durante anúncio da parceria.
No decorrer do encontro, a capitão da Polícia Militar Sandra Aparecida dos Santos também destacou a importância da participação do segmento na campanha. “Quando vemos um setor como o de supermercados entrando na Campanha, passamos a acreditar ainda mais que é possível acabar com o ciclo de violência no Brasil”, comentou. Para a Sandra Takata, presidente do Instituto Mulheres do Varejo, desde que a campanha Sinal Vermelho foi criada já havia a vontade de levá-la para dentro dos supermercados. “O supermercado é onde todas as pessoas estão em algum momento, por isso a importância dessa adesão”, explicou.
TREINAMENTO
Os funcionários dos supermercados filiados à Apas passarão por treinamento. Eles serão instruídos a, caso sejam abordados por alguma vítima, a levá-la discretamente para a central de atendimento do supermercado. Deverão anotar os dados pessoais, como nomes, endereço, número da identidade e telefone de contato, e só chamar a polícia se a vítima autorizar. Os dados deverão ser repassados para a polícia por meio do 190. O funcionário não será chamado como testemunha e nem terá parte no processo. No caso dos colaboradores que trabalham nos caixas, ou dão suporte no caixa, deverão ficar ainda mais atentos aos sinais da Campanha.
A diretora do Comitê de Responsabilidade Social da Apas, Maria do Rosário, explicou que a cartilha que será distribuída aos filiados, com detalhes da campanha, estará disponível a partir da primeira semana de agosto. “Pretendemos também fazer palestras de conscientização com os homens, para que eles mudem o padrão de comportamento”, comentou.
A participação dos homens faz parte da nova fase da campanha, iniciada em junho, durante a celebração dos dois anos do projeto. “O engajamento dos homens é fundamental. Só construiremos uma sociedade livre, justa e igualitária no dia em que nenhuma mulher sofrer violações somente por ser mulher”, afirmou Renata Gil, presidente da AMB, no lançamento da nova fase da campanha.
Lançada em junho de 2020 em decorrência do crescimento dos índices de feminicídio durante a pandemia de covid-19 – em razão do isolamento social, muitas mulheres passaram a conviver mais tempo com os agressores –, a campanha “Sinal Vermelho” rapidamente ganhou todo o país. Cerca de 15 milhões de pessoas foram impactadas nas redes sociais com o compartilhamento de quase 30 mil fotos através da hashtag “#sinalvermelho”. Com a divulgação, inúmeras mulheres que viviam sob vigilância constante buscaram auxílio ao se dirigirem a farmácias com o “Sinal Vermelho” marcado na mão. O sucesso foi tamanho que houve, em seguida, a adesão de shoppings centers, agências bancárias, cartórios, tribunais e órgãos públicos – que, além de socorrer a vítima, estão orientados a chamar a polícia imediatamente.
Paula Andrade (Ascom AMB)